Shapeando em sua fábrica, 1975

Rio de Janeiro, 1970. Um jovem Lipe Dylong quebra o bico de sua prancha e, sem dinheiro para comprar uma nova, decide descascar a fibra e transformar o surrado blank no que viria a ser o primeiro entre as incontáveis milhares de pranchas que ele shaipou nas décadas seguintes.

Lipe logo revelou uma habilidade natural no shape, imediatamente espalhando seu nome pela crescente cena do surf brasileiro dos anos 70.

Após deixar o serviço militar, em 1975, Lipe decidiu que era hora de visitar o Havaí, surfar as melhores ondas do mundo e aprimorar suas habilidades de shape. No típico espírito aventureiro da época, fez duas pranchas e partiu de autocarro, do Rio de Janeiro à Califórnia.

Em uma jornada de um ano, ele explorou e surfou as costas da América do Sul e Central até a Califórnia, até finalmente desembarcar nas ilhas havaianas.

Uma vez na Meca do surf, ele se tornou um regular em salas de shape e fábricas em Oahu, começou a trabalhar como hand sander na Country Surfboards, onde alguns dos melhores shapers e as marcas de maior prestígio do mundo fabricavam suas pranchas.

Nas instalações da Country, o jovem Lipe desfrutou da sabedoria de lendas como Dick Brewer, Mike Diffenderfer, Owl Chapman, Tiger Espere, Barry Kanaiaupuni e tantos outros, construindo seu próprio talento com os maiores mestres do shape de pranchas.

Lipe competindo o Pipeline Masters, Hawaii 1978

Lipe a Larry Bertleman. Uma verdadeira lenda do surf e do Hawaii, pioneiro das Twin Fins junto com Mark Richards. Australia, 1978.

Inspirado pelos Top Shapers Dick Brewer e Tom Parish, ele logo começou a shapear para a Country e outras marcas, produzindo pranchas para equipes e lojas espalhadas pelos Estados Unidos e Japão.

Em 1978, com o patrocínio da Coca-Cola, Lipe ingressou no recém-formado circuito profissional de surfe da International Professional Surfers (IPS), a futura WSL.

Nesse mesmo ano, foi um dos 32 surfistas premiados com convite para o prestigiado e então exclusivo evento Pipeline Masters.

Shapeando para a famosa marca japonesa Breaker Out.

Na sala de shape, trocando impressões com o campeão mundial Shaun Tomson.

No ano 1980, Lipe lançou no Rio de Janeiro a famosa marca Energia, que rapidamente se tornou líder de mercado pelo pioneirismo na difusão de modelos inovadores, como Twin-Fins e Thrusters, e estabeleceu as bases e o lançamento da moda surfwear no Brasil.

Seja como shaper, surfista ou competidor, Lipe Dylong tem sido um elemento ativo no processo de evolução do surf nos últimos 50 anos. Ele estava lá durante a chamada shortboard revolution, a transição de single-fins para twin-fins, para o sucesso das thrusters e o renascimento do longboard e dos modelos retrô.

Entrevista com o top surfista australiano, Ian Cairns para o programa Wide World of Sports, da ABC Television. Sunset Beach, Hawaii.

Lipe aperfeiçoando seu conhecimento com o havaiano Michael Ho e com o shaper e surfista australiano, Jim Banks.

No entanto, sua maior conquista em uma vida dedicada ao surf são os amigos que fez ao redor do mundo e a alegre satisfação de milhares de clientes de pranchas de surf.

Assista o Mini Doc comemorativo dos 50 anos de shape de Lipe